Canoagem havaiana. Foto: Ádamo Mello.

No dia 20 de abril, vai acontecer a segunda edição da Copa Z6 VA’A Bahia, na Baía de Todos-os-Santos, abrindo o calendário oficial do Circuito Baiano de Canoagem em 2024. Reunindo cerca de 150 atletas de várias localidades do Brasil, a competição conta com realização da Z6 Náutica e da Federação Baiana de VA’A (FEVAABA). A prova terá largada às 9h da Marina da Penha, na Ribeira, e chegada na Marina Aratu, na Baía de Aratu, em Simões Filho. Vale ressaltar que o evento vai oferecer aos participantes uma estrutura completa, com hidratação, equipe de saúde, dentre outros recursos para uma competição segura.

A competição de canoa havaiana ou polinésia é denominada internacionalmente por VA’A e será disputada em três modalidades: V1, V1R e OC6. Além disso, haverá um tempo limite de cinco horas para conclusão da prova principal, que terá um percurso de 20 km. Em seguida, o circuito terá uma disputa das categorias estreantes individuais com percurso de 6 km, de ida e volta, da Marina Aratu até o Porto da Capadócia.

Segundo Agatha Wicks, idealizadora do evento e diretora da Z6 Náutica, a Baía de Todos-os-Santos reúne condições muito favoráveis para a prática da canoagem, garantindo um grande desafio. Na Marina Aratu, acontecerá a premiação dos vencedores da etapa será seguida de uma festa para celebrar o encerramento do evento. Para ela, eventos como esse dão mais visibilidade ao esporte e promovem a prática da canoagem que, de acordo com ela, tem conquistado muitos adeptos, mas ainda tem muito potencial de crescimento no país.

A II Copa Z6 VA’A Bahia conta com apoio da Prefeitura Municipal de Simões Filho, Marina Aratu e Secretaria de Turismo e Governo do Estado (SETUR).

Canoagem havaiana. Foto: Ádamo Mello.
Canoagem havaiana. Foto: Ádamo Mello.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: ThreadsGoogle NotíciasTwitterFacebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.