Vânia Lima
Vânia Lima. Foto: @creativeculturebrasil.

O Conselho Superior do Cinema terá, pela primeira vez em sua história, um colegiado da sociedade civil com paridade de gênero. A baiana Vânia Lima será uma das titulares da comissão. A diretora é sócia da Têm Dendê Produções, empresa com sede em Salvador que atua em projetos audiovisuais independentes, comerciais e estratégicos. O grupo possui uma cartela expressiva com mais de 40 títulos e performa entre as empresas de conteúdo mais bem pontuadas do Brasil.

“É uma notícia muito significativa. Todo o setor estava aguardando a nomeação do Conselho Superior de Cinema. São representantes do audiovisual de todo o Brasil. Estou honrada com minha nomeação, e fico ainda mais feliz com a decisão de uma comissão com equidade de gênero, com mais diversidade e várias regiões representadas. Temos dois nomes baianos no colegiado para trabalhar políticas nacionais para o cinema, o colega Gabriel se junta a essa missão”, ressalta Vânia Lima.

A nova composição do CSC será marcada ainda pelas participações inéditas de duas mulheres negras e de um representante da região amazônica. Ao todo, 12 pessoas irão compor a ala da sociedade civil do Conselho. Outras 12 serão indicadas por ministérios do governo, como é o caso das pastas da Fazenda, Planejamento e Direitos Humanos, além do próprio Ministério da Cultura.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.