Fonte criada por Douglas Reis. Foto: Reprodução.

Inspirada no letreiramento popular dos comércios da Feira de São Joaquim, considerada a maior feira livre de Salvador, o profissional Douglas Reis, diretor de arte sênior da Publicis Brasil e especialista em tipografia, apresenta um novo projeto ao público: a fonte Oxente.

A concepção começou com uma visita ao local junto ao fotógrafo Peu Campos, onde Douglas fotografou os passantes e Peu registrou imagens das placas dos comerciantes que serviram de inspiração para o trabalho. 

Diante disso, a fonte foi desenvolvida através de um processo manual feito inteiramente por Douglas, desde a concepção e conceito até a sua programação, passando por uma extensa experimentação de ferramentas, superfícies e texturas.

Para representar uma característica da fonte vernacular, que representa o fato de que nenhuma letra é exatamente igual a outra, a Oxente apresenta quatro variações para cada caractere, que podem ser alteradas manualmente pelo designer ou alternadas automaticamente através de uma programação padrão.