O influenciador baiano Tukumã Pataxó, natural de Coroa Vermelha, e a ativista Samela Sateré-Mawé, do Amazonas, têm se destacado no cenário nacional enquanto comunicadores indígenas, expondo para as pessoas sua cultura e cotidiano. Para Samela, que também é colunista no Colabora, portal de jornalismo independente, a publicidade e a comunicação precisam se aliar à causa indígena, não apenas por representatividade, mas na própria existência cultural e material dessas pessoas.
Acumulando 222 mil seguidores no Instagram, Tukumã, que é companheiro de Samela, foi convidado para apresentar o quadro gastronômico no podcast Papo de Parente, do Globoplay. “Fizemos uma temporada de oito episódios e estamos esperando a confirmação se haverá uma segunda temporada. Mas gostei muito de fazer porque adoro falar sobre pratos, tipos de cozinhas diferentes”, conta.
Em fevereiro, Tukumã e Samela marcaram presença no Baile da Vogue 2023. De acordo com a ativista, eles estavam apresentando seus corpos indígenas dentro de “um espaço elitista e historicamente segregador para confrontar esses estereótipos”.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify