A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou, nesta terça-feira (11), a indicação dos nomes de dois baianos para compor o Conselho Nacional de Justiça (CNJ): Pablo Coutinho Barreto e João Paulo Santos Schoucair. Eles vão integrar o biênio 2023-2025. Após a realização de uma sabatina, os nomes serão colocados em votação no plenário do Senado.
Natural de de Piritiba, Barreto é formado em direito pela Universidade Federal da Bahia (Ufba)e foi indicado pelo procurador-geral da República, Augusto Aras, para a vaga destinada ao Ministério Público da União, e, desde 2004, faz parte do Ministério Público Federal (MPF). No ano passado, foi promovido por merecimento e recentemente removido à Procuradoria Regional da República da 1ª Região.
Já Schoucair vai iniciar o seu segundo mandato no CNJ, onde foi conduzido pela primeira vez em 2022. Ele, que também se formou em direito pela Ufba, é promotor do Ministério Público da Bahia (MP-BA) desde 2004. O promotor foi indicado por Aras para a vaga direcionada ao Ministério Público estadual. Atualmente, é membro auxiliar da Procuradoria Geral da República.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.