Em outubro deste ano, vai acontecer o prêmio Cocoa of Excellence, do Salon du Chocolat de Paris. Entre as 50 melhores do mundo, estão as amêndoas dos baianos João Tavares e Angélica Maria Tavares, que vão concorrer no mais importante evento de chocolate e cacau do mundo. “Esse reconhecimento coloca o Brasil no mapa do mundo do cacau de alta qualidade e traz oportunidades aqui dentro”, diz João.
Ele, que é conhecido como o maior produtor do país do chamado cacau gourmet, já venceu o concurso internacional duas vezes, em 2010 e 2011. Nesta edição, ele foi classificado com uma amostra de Cacau Catongo da sua Fazenda Leolinda, localizada em Uruçuca, no sul da Bahia. Sua mãe, Angélica Maria Tavares, também foi classificada com uma amostra da variedade FL 89, produzida na fazenda que leva seu nome.
“O Catongo é uma variedade que não tem antocianina na composição, que é característica de quase todos os cacaus e dá a sua pigmentação roxa. Ele é uma amêndoa branca que possui notas de nozes, um pouco amendoado, de flor. Já o FL 89 é um cacau muito frutado, intenso, com notas muito fortes de ameixa passa e é extremamente saboroso”, explica João.