O número de representantes da bancada feminina na Câmara dos Deputados cresceu 18% entre 2018 e 2023, saltando de 77 deputadas para 91, que vão tomar posse no dia 1º de fevereiro. Apesar do crescimento, a participação das mulheres no Legislativo ainda é baixa. Em 2018, quando este número cresceu 51% em relação a 2014, as mulheres ainda representavam 15% do total de 513 vagas na Casa. Nas eleições de 2022, o percentual passou a ser de 17,7%.
“Com este resultado, tivemos um crescimento orgânico da bancada feminina na Câmara. Em 2018, já houve um grande salto, quando aumentamos mais de 50% o número de deputadas. Agora, além de manter este salto, tivemos um ganho real de mais 18% de parlamentares mulheres”, afirma a coordenadora da bancada feminina da Câmara dos Deputados, Celina Leão (PP-DF), que não concorreu à reeleição no Legislativo e foi eleita vice-governadora do Distrito Federal.
Da legislatura atual, 36 deputadas foram reeleitas, uma retorna à Câmara depois de mandatos anteriores e 54 estão em primeiro mandato como deputadas federais. Alagoas, Amazonas, Paraíba e Tocantins não elegeram nenhuma deputada. Na Bahia, há cinco deputadas federais eleitas: Alice Portugal (PCdoB), Ivoneide Caetano (PT), Lídice da Mata (PSB), Roberta Roma (PL) e Rogeria Santos (Republicanos). Alice Portugal e Lídice da Mata foram reeleitas.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.