PIX. Foto: Alexandre Tavares Silva/Shutterstock.

Em anúncio realizado na última quinta-feira, o Banco Central (BC) divulgou um cronograma para testes e lançamento de transferências bancárias via Pix por aproximação. De acordo com a instituição, a ferramenta estará disponível para a população em 28 de fevereiro de 2025.

O BC e o Conselho Monetário Nacional (CMN) editaram novas regras para viabilizar a modalidade, alterando algumas normas sobre compartilhamento de dados entre instituições financeiras, ou open finance. Além disso, uma regulamentação sobre o Pix por aproximação será estabelecida até o final de julho deste ano.

A utilização da Jornada de Pagamentos Sem Redirecionamento, nome formal da ferramenta, possibilitará a realização de transferências instantâneas sem sair do espaço de compras online e entrar no aplicativo ou site do banco para realizar o Pix. Entretanto, se faz necessária a inclusão de novos tipos de instituições financeiras no open finance e definir novas normas de governança acerca desse compartilhamento de dados

As fases de testes do Pix por aproximação terão início em 14 de novembro, entre as instituições financeiras e será necessário oferecer a ferramenta nas carteiras digitais. De acordo com o BC, a base de clientes que podem optar pelo compartilhamento de dados entre os bancos deve subir de 75% para 95%.

PIX
PIX. Foto: Marcello Casal.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: ThreadsGoogle NotíciasTwitterFacebook,  InstagramLinkedIn e Spotify