O Banco Central (BC) anunciou nesta sexta-feira (1º) novas regras para o Sistema Pix, a fim de garantir uma maior segurança nas transações e impedir fraudes. Com a mudança, transferências de mais de R$200 só poderão ser feitas em um dispositivo previamente cadastrado pelo cliente do banco, com limite diário de R$1 mil para celulares e computadores não cadastrados.
Além dessa atualização, instituições financeiras deverão adotar soluções de gerenciamento de fraude que identifiquem transações atípicas com o perfil do cliente, de acordo com dados de segurança fornecidos pelo Banco Central. Caberá as instituições informar aos clientes, em canal eletrônico, os cuidados necessários para evitar fraudes, além de verificar semestralmente marcações de fraude no Banco Central. O objetivo é permitir que bancos possam aumentar o tempo para que os clientes suspeitos iniciem transações, bloquear Pix recebidos e até mesmo encerrar o relacionamento com o cliente.
Para junho de 2025, o BC anunciou o lançamento do Pix Automático, função que torna possível o usuário autorizar o débito periódico, sem a necessidade de autenticação (como senhas) a cada operação. De acordo com o BC, o Pix Automático ainda ajudará a reduzir os custos das empresas, barateando os procedimentos de cobrança e diminuindo a inadimplência.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify