Dinheiro
Real. Foto: José Cruz/Agência Brasil.

De acordo com o Boletim Focus, documento divulgado semanalmente pelo Banco Central (BC), com sua última edição publicada nesta quinta-feira (15), a previsão para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) – número considerado oficial da inflação no país – para o ano de 2024 sofreu um acréscimo, passando de 3,81% para 3,82%. Apesar do aumento, a estimativa está dentro da meta de 3%, estipulada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), com uma margem de 1,5%, para mais ou para menos.

Devido ao aumento do preço dos alimentos, ocasionado principalmente no segundo semestre do ano passado, a inflação registrou 0,42% no mês de janeiro. Ainda assim, o número está abaixo dos 0,56% registrado em dezembro. Nos últimos 12 meses, o IPCA apresenta um somatório de 4,51%.

Além do percentual para este ano, a previsão para 2025 também sofreu acréscimo, partindo de 3,5% para 3,51%. Entretanto, as metas definidas para 2026 e 2027 seguem inalteradas, com os mesmos 3,5%, com a margem inferior prevista em 1,5% e o teto estipulado em 4,5%.

Sede do Banco Central do Brasil em Brasília
Sede do Banco Central do Brasil em Brasília. Foto: Marcello Camargo.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: ThreadsGoogle NotíciasTwitterFacebookInstagramLinkedIn e Spotify.