Novas estimativas do Banco Mundial apontam crescimento de 2,5% para a economia brasileira este ano, a projeção anterior estava em 1,5%. A previsão de 0,8% de aumento no Produto Interno Bruto (PIB) de 2023 foi mantida. Os novos números se aproximam do cálculo do Governo Federal que, através da Secretaria de Política Econômica do Ministério da Economia, projetou 2% de crescimento do PIB e, em setembro, aumentou o a previsão para 2,7% em 2022.
As projeções para 2023 permanecem bem divergentes e a proposta de Orçamento Geral da União prevê crescimento de 2,5%. O relatório foi divulgado como adiantamento do encontro anual de outono do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial e as reuniões irão acontecer na próxima semana, em Washington. Segundo as novas estimativas, os gastos sociais e os investimentos (obras públicas e compra de equipamentos) são elementos centrais para impulsionar o crescimento da América Latina no cenário pós pandemia de Covid-19.
O Banco Mundial também aumentou a previsão de crescimento do PIB para a América Latina como um todo e o Caribe de 2,5% para 3% e diminuiu a projeção para 2023 de 1,9% para 1,6%. Segundo o órgão, apenas México e Chile devem encerrar o ano com crescimento inferior ao brasileiro. Relatório mostra que, em alguns países, 17% dos gastos públicos decorrentes de transferências mal destinadas, compras ruins e políticas de recursos humanos ineficientes poderiam ser cortados.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.