O Banco Central (BC) divulgou que as folhas dos cheques vão adotar um novo padrão, que entrará em vigor para modernizar e dar mais segurança ao uso deste método de pagamento. Segundo a autoridade monetária, as mudanças dificultarão a falsificação de cheques. A alteração será implementada a partir do dia 2 de outubro deste ano.
De acordo com o comunicado, a principal mudança é a transferência de regulação do modelo-padrão dos cheques para as instituições financeiras. Ou seja, cada banco poderá definir como será o formato da folha utilizada por seus clientes, o que até então cabia ao BC. Os ajustes deverão ser informados à autoridade monetária com 30 dias da implementação.
Outra novidade em destaque é a possibilidade de uso do nome social nas folhas do talão de cheque, a exemplo do que já é feito no Pix. Para tanto, o usuário precisará entrar em contato com o seu banco e fazer a solicitação.
Apesar do uso dos cheques ter diminuído em 97% nos últimos 27 anos, o Banco Central registrou, em 2022, uma movimentação de R$ 666 bilhões pela modalidade de pagamento.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.