O real digital, tipo de criptomoeda oficial do Banco Central (BC), entrou em fase de testes nesta segunda-feira (6) e deve ficar à disposição dos correntistas quando começar a receber depósitos de ativos reais convertidos em digitais, no final de 2024. Os testes são realizados através de uma plataforma que permite o registro de vários tipos de ativos financeiros.
A conversão de ativos reais em digitais, chamada de tokenização, facilita negociações em ambientes virtuais, onde esses ativos e frações dele poderão ser comprados e vendidos. O coordenador do projeto, Fabio Araujo, afirma que o real digital vai funcionar como um Pix em larga escala, permitindo transferências instantâneas de grandes valores no atacado, como grandes empresas e instituições financeiras.
A fase de testes será concluída em dezembro e os resultados serão avaliados em março de 2024. Se a plataforma utilizada para os testes, a Hyperledger Besu, conseguir suportar as transações simuladas, será utilizada na montagem do real digital.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.