OMS RECOMENDA REDUÇÃO NO CONSUMO DE ÁLCOOL. FOTO: REPRODUÇÃO

Governos deveriam limitar a venda de bebidas alcoólicas durante a quarentena, recomendou a Organização Mundial de Saúde (OMS). Segundo a entidade, o álcool reduz a imunidade, e seu consumo excessivo pode prejudicar a saúde física e mental e elevar o risco de violência doméstica durante confinamentos.

Para a OMS, bebidas reduzem imunidade e podem elevar os riscos de doenças em geral: “As pessoas devem minimizar o consumo de álcool particularmente durante a pandemia”. Outro efeito adverso é o estímulo a comportamentos de risco ou a reduzir as precauções necessárias contra a transmissão do coronavírus: “Pessoas com tendência ao consumo abusivo estão especialmente vulneráveis, principalmente em autoisolamento”, diz o comunicado.

Segundo a OMS, regulações já existentes, como idade mínima e proibição de publicidade, deveriam ser elevadas e reforçadas durante a pandemia. O órgão também recomenda aos governos que fortaleçam os serviços ligados ao abuso de álcool e drogas e reforcem campanhas de informação sobre os riscos.