A pugilista baiana Beatriz Ferreira conquistou o título de bicampeã mundial de boxe neste domingo (26), quando recebeu o ouro na categoria 60kg ao derrotar a colombiana Angiel Paola Valdez, em decisão unânime, em Nova Déli. Vice-campeã olímpica e número 1 no ranking mundial, a atleta levou o ouro em 2019 e prata em 2022.
Devido à conquista histórica de Bia Ferreira, primeira brasileira a disputar três finais seguidas na competição, o desempenho do boxe feminino no Mundial é o melhor da história. Nas últimas três vitórias, Bia derrotou a australiana Danielle Scanlon, a japonesa Tagachi Ayaka e a sul-coreana Oh Yeonji.
O título mantém a baiana no topo do ranking mundial do boxe feminino, pontuação que contaria para a vaga nas Olimpíadas de Paris, em 2024. Entretanto, a Associação Internacional de Boxe Amador (IBA), organizadora do Mundial, está suspensa pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) e Bia Ferreira terá que garantir a vaga com o seu desempenho nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, que vai acontecer entre 20 de outubro e 5 de novembro deste ano.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.