A Fundação Bienal de São Paulo anunciou a lista completa dos artistas participantes da 34ª Bienal ‘Faz Escuro mas eu canto’ composta por 91 artistas de 39 países. O nome da edição traz o verso do poeta Thiago de Mello. A edição teve inicio em fevereiro de 2020 e vem mesclando apresentações físicas e on-line, com a novidade de um catálogo exclusivamente digital. O encerramento do evento está previsto para setembro de 2021, com uma mostra coletiva que vai ocupar o Pavilhão Ciccillo Matarazzo, além de exposições individuais em instituições parceiras na cidade de São Paulo.
Jacopo Crivelli Visconti, curador geral desta edição, comentou a respeito do processo de seleção dos artistas e sobre a busca por representar a diversidade cultural brasileira. “Desde sua concepção, e com um sentido de urgência ainda maior após os acontecimentos dos últimos meses, a 34ª Bienal busca estabelecer pontes entre obras e artistas que refletem múltiplas cosmovisões, culturas e momentos históricos” explicou.
Além da abertura da exposição principal da 34ª Bienal, o ano de 2021 marca também o aniversário de 70 anos do evento, que teve a sua primeira edição em 1951. “Ao longo dos últimos 70 anos, as Bienais de São Paulo adaptaram-se aos tempos, e é justamente sua capacidade de mudança e sua abertura ao novo que asseguraram que a mostra mantivesse sua relevância artística e cultural” comentou José Olympio da Veiga Pereira, presidente da Fundação Bienal de São Paulo.