A pesquisadora baiana Jaqueline Góes de Jesus, que liderou o primeiro sequenciamento genético do coronavírus no Brasil, realizado em tempo recorde, foi homenageada pela Mattel com uma boneca Barbie especialmente personalizada. A iniciativa faz parte da campanha “Mulheres Inspiradoras” anunciada pela empresa nesta quarta-feira (4). Ao todo, foram seis bonecas em reverência às mulheres que desenvolvem papel importante no combate à Covid-19.
“Que alegria compartilhar com vocês essa linda homenagem que recebi da Mattel no projeto ‘Mulheres Inspiradoras’. Em toda a minha história, jamais imaginei que me tornariam uma Barbie e confesso que ainda estou processando tudo que está acontecendo. Enquanto mulher negra, ser presenteada com uma boneca Barbie que tem todas as minhas características é simplesmente um sonho. Algo que, até bem pouco tempo, era uma realidade longínqua, para não dizer inexistente”, escreveu a Drª Jaqueline Góes em uma de suas redes sociais.
Biomédica de formação, a baiana tem 31 anos e esteve na equipe de pesquisadores que fez a análise do genoma do vírus da Covid-19 em apenas 48 horas. O tempo é visto com admiração pela comunidade científica, porque, geralmente, este tipo de procedimento leva cerca de 15 dias. “Quando crianças são estimuladas a novas percepções de mundo, grandes mudanças começam a acontecer no futuro do que chamamos hoje. Elas imaginam que podem ser o que quiserem, mas ver o que podem se tornar, ouvindo as trajetórias de outras pessoas e reconhecendo-se nelas faz toda a diferença”, disse Jaqueline Góes.