Após polêmicas no Carnaval 2023, o bloco As Muquiranas anunciou, neste domingo (9), o tema “Deusas Africanas” para 2024, com o objetivo de levar representatividade à Avenida. Na última folia da capital baiana, os foliões do bloco encurralaram e agrediram uma mulher e o vídeo causou revolta na web. Após o ocorrido, o bloco As Muquiranas foi alvo de críticas, denúncias, polêmicas e investigação do Ministério Público (MP-BA).
“O tema Deusas da África foi idealizado e elaborando durante anos, regido por toda espiritualidade e a necessidade de reparação histórica, não só social, mas para todos os nossos foliões. Somos um bloco com mais de 70% dos foliões negros e a representatividade é algo que sempre buscamos em todos os nossos temas e em 2024 não poderia ser diferente”, escreveu o bloco.
No texto, a organização afirma que a homenagem realizada em 2024 vai reviver as memórias de um passado glorioso das civilizações africanas, comandadas por mulheres guerreiras. “Como um reino não anda só, as suas divindades tiveram influência direta sobre as principais decisões políticas socioculturais diante de inúmeras gerações”, reflete o bloco.
Segundo As Muquiranas, por conta da colonização europeia, mais de 91% da população africana seguem as religiões abraâmicas (Cristianismo, Islamismo e Judaísmo), enquanto as tradicionais são praticadas em apenas 8% do continente.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.