Muro grafitado em homenagem ao craque Maradona. Foto: Mariana Nedelcu/Agência Brasil.

A bola do gol “Mão de Deus” feito por Diego Maradona na Copa do México de 1986, há 36 anos atrás, foi colocada em leilão e deve ser vendida por pelo menos US$ 2,8 milhões, equivalente  a R$ 14,4 milhões. O leilão será conduzido pela Graham Budd e acontecerá em 16 de novembro.

A bola em questão é das quartas de final da Copa do Mundo de 1986 entre Argentina e Inglaterra. Na ocasião, Maradona marcou, aos seis minutos do segundo tempo, ao atingir a bola com as mãos, sorrateiramente, para enganar o então goleiro inglês Peter Shilton. Posteriormente, o craque disse que o gol recebeu ajuda da “Mão de Deus”.

A bola está sendo vendida pelo árbitro tunisiano Ali Bin Nasser, que apitou a partida. “Esta bola faz parte da história do futebol internacional, parece o momento certo para compartilhá-la com o mundo”, disse Bin Nasser. “Espero que o comprador esteja em condições de exibi-la ou compartilhá-la com o público de alguma outra forma”, completa.

Maradona, futebolista e treinador argentino, considerado um dos melhores jogadores do mundo, morreu em novembro de 2020 aos 60 anos.

Maradona e o célebre lance da “Mão de Deus” na Copa de 1986. Foto: Reprodução.