Depois de 89 dias de reclusão nos Estados Unidos, o ex-presidente Jair Bolsonaro retornou ao Brasil na manhã desta quinta-feira (30) e desembarcou, às 6h38, no Aeroporto Internacional de Brasília. Apesar da recepção de dezenas de apoiadores, o número de policiais do esquema de segurança especial da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal era ainda maior.
Bolsonaro frustrou o público que o aguardava há mais de uma hora, entre entonações do hino e músicas em prol do ex-presidente, saindo por uma passagem que dá acesso ao hangar da Polícia Federal (PF), por determinação das autoridades de segurança. Ao chegar na sede do PL, onde a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro o aguardava, o político discursou para apoiadores, prometendo trabalhar junto a políticos do partido.
“Vamos [mostrar] para esse pessoal, que por ora e por pouco tempo está no poder, que eles não vão fazer o que querem da nossa nação”, afirmou Bolsonaro. O ex-mandatário vai assumir o cargo de presidente de honra do PL, com salário de cerca de R$ 40 mil.
A grande maioria dos passageiros do voo que trouxe o ex-presidente de volta ao Brasil era formada por apoiadores, entretanto, uma das pessoas fez o gesto de L no desembarque, em alusão ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mas foi hostilizado pelo público.
Os apoiadores aguardaram a chegada de Bolsonaro confiantes até receber a informação de seu filho, o deputado Eduardo Bolsonaro, de que o ex-presidente já tinha deixado o local. Agora, o político participa de um evento com correligionários e apoiadores na sede do PL, onde não foi permitido o acompanhamento da imprensa, a pedido do próprio Bolsonaro.
O ex-presidente deixou o Brasil no dia 30 de dezembro, antes do fim do seu mandato, em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB), para não participar da passagem da faixa presidencial na posse do presidente Lula, abandonando a tradição democrática. Desde então, Bolsonaro teve raras aparições públicas e manteve silêncio sobre a resistência dos seus apoiadores ao novo governo eleito.
Agora, o ex-presidente também terá que se dedicar à sua defesa em diferentes acusações, incluindo os atos antidemocráticos de 8 de janeiro e a tentativa de esconder da Receita Federal joias presenteadas pelo regime da Arábia Saudita.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.