Tanto o presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, quanto o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se pronunciaram nesta terça-feira (20) a respeito do que é chamado de terceira via para as eleições de 2022. As pesquisas presidenciais demonstram um cenário de polarização na disputa, no qual ambos os candidatos lideram em intenção de voto, mas também em rejeição. Bolsonaro e Lula criticaram a movimentação dos partidos na busca por uma “terceira via”.
O ex-presidente Lula, em uma de suas redes sociais, escreveu: “a 3ª via é uma invenção dos partidos que não têm candidato. Falam em polarização… O que tem de um lado é a democracia e do outro é fascismo. Quem tá sem chance usa de desculpa a tal 3ª via. Seria importante que todos os partidos lançassem candidato e testassem sua força”, disse.
O atual presidente Jair Bolsonaro, em entrevista à rádio Itatiaia, também criticou o movimento. “Tem uma passagem bíblica que diz, seja quente ou seja frio, não seja morno. Então, a terceira via, o povo não engole isso aí. Não vai dar certo. Não vai agregar, não vai atrair a simpatia da população. Não existe terceira via, está polarizado” enfatizou.