Na última quarta-feira (1º), aconteceu mais uma edição da Procissão Marítima de Angra dos Reis, no Rio de Janeiro. Criada em 1978 pelo publicitário e empresário José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, a tradicional festa no mar acontece sempre em 1º de janeiro e reúne dezenas de embarcações para dar as boas-vindas ao novo ano. Neste ano, o ex-diretor da Globo relembrou as motivações que o levou, juntos a outros amigos, a dar início a realização do evento. Em vídeo publicado nas redes sociais, Boni revelou que o desejo foi inspirado após um episódio durante uma procissão marítima em Salvador, dez anos antes de criar a festa na cidade carioca.
“Em 1968 eu estava em Salvador com Ibrahim Sued, Tarcísio Meira, Glória Menezes e, em nosso barco, fomos acompanhar a Procissão Marítima de Salvador. De repente, um barco chegou do lado e começou a cantar ‘Irmãos, é preciso coragem…’, eles haviam reconhecido o Tarcísio Meira. Não demorou muito, três mil barcos em Salvador cantavam em um único tom, afinadíssimo, ‘Irmãos, é preciso coragem…’. Foi nesse momento que eu descobri que a Rede Globo tinha se tornado uma emissora nacional. Dez anos depois, aqui em Angra dos Reis, e inspirado em Salvador, resolvi fazer uma procissão marítima sem conotação religiosa e que fosse um grito de Carnaval, uma festa de ano novo”, contou Boni.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify