BP Investimentos. Foto: Reprodução.

De acordo com os dados de uma pesquisa realizada pela Inteligência em Pesquisa e Consultoria (Ipec), a pandemia reduziu pela metade as mamografias, houve uma redução de cerca de 50% nas mamografias, 39% das biópsias e 16% nas cirurgias eletivas no Brasil. De olho nos dados alarmantes, a BP Investimentos intensificou as atividades de conscientização com seu público, e além da prevenção, o escritório alerta para a importância da reserva de emergência em casos de diagnóstico do câncer de mama. 

Diana Gomes, sócia da BP Investimentos, fala que além da prevenção, é preciso pensar nas mulheres que tiveram diagnóstico do câncer de mama que necessitam de um aparato emocional e financeiro para custear o tratamento, no caso daquelas que podem optar por não fazer tratamento pelo SUS.

“Antes de tudo precisamos investir em prevenção, a mamografia anual deve ser feita a partir dos 40 anos de idade. Se olharmos do âmbito financeiro, chegamos à conclusão que precisamos estar preparadas para adversidades como essa e ter uma reserva de emergência. Para aquelas que podem optar pelo tratamento particular, sabemos que todo o processo do tratamento do câncer de mama é extremamente caro, e nessas horas, não só um bom plano de saúde faz toda a diferença, mas também uma reserva de emergência ajuda muito, trazendo mais conforto e força para que a mulher que precisa de segurança em todos os sentidos nesse momento possa iniciar a luta e vencer a batalha pela vida”, afirma.   

Em entrevista, a médica oncologista Dra. Rita de Cassia Oliveira, cliente BP Investimentos, traz outros alertas importantes. A prevenção do câncer de mama, não é totalmente possível, existem os fatores genéticos, mais de 30 % dos casos de câncer de mama, podem ser evitados, a partir de hábitos saudáveis, como realizar pelo menos de 150 a 300 minutos por semana de atividades físicas de intensidade moderada, evitar exposição a raio x, ter alimentação saudável, manter o peso corporal adequado, evitar obesidade, evitar consumo de bebidas alcoólicas, amamentar, evitar tabagismo, fazer exames de rotina”, informa.

As mulheres precisam ficar atentas aos sinais. “A presença de um nódulo na mama, alteração da pele e retração de mamilo, devem sempre ser investigadas. A medicina está bem avançada para o tratamento do câncer de mama, e o resultado do tratamento vai depender basicamente da fase em que o câncer foi diagnosticado”, finaliza.