Segundo os dados mais recentes, a Receita Federal já recebeu mais de 5 milhões de declarações do Imposto de Renda 2022, mas o fisco espera receber ao todo 34,1 milhões. Neste ano, a declaração tem prazo mais curto, e começou no dia 7 de março e vai até o dia 29 de abril. Boa parte dos brasileiros costumam deixar para declarar o Imposto de Renda (IR) bem próximo do fim do prazo, o que não é recomendado segundo Ricardo Ribeiro, CEO e Sócio-fundador da BP Investimentos, pois a declaração feita em cima da hora, pode levar a cometimento de erros cujo resultado pode ser a malha fina. Em entrevista ele também falou sobre imposto de renda nos investimentos e como o IR pode ajudar o Hospital Martagão Gesteira.
Todos que receberam um total de rendimentos tributáveis (salário, bônus na empresa etc) igual ou maior que R$ 28.559,70 em 2021 são obrigados a acertar as contas com o fisco. Mas quem operou na bolsa de valores também entra nesse time. Isso porque a declaração se torna obrigatória pelo simples ato de se comprar uma ação.
Para declarar seus investimentos financeiros é necessário reunir as notas de corretagem (em todas as instituições financeiras que ele tem conta e negociou ativos) de suas operações feitas mês a mês ao longo de 2021. O investidor deve baixar a documentação de suas movimentações a cada mês e calcular o custo de aquisição, em caso de compra, e o resultado total do mês, no caso da venda de ativos para, a partir daí, calcular o quanto ele deve pagar de imposto.
Marcelo Chamusca, Assessor de Investimentos e Sócio da BP, também alerta para as mudanças no IR 2022. “A principal inovação neste ano é o recebimento da restituição (ou o pagamento do imposto) por meio de Pix. O sistema instantâneo de pagamentos do Banco Central já estava disponível para outras obrigações tributárias, como pagamento de impostos por pessoas jurídicas e por micro e pequenas empresas do Simples Nacional. O recurso agora chega às pessoas físicas. Outra mudança importante é a ampliação do acesso à declaração pré-preenchida, na qual o contribuinte recebe um formulário preenchido e apenas confirma os dados antes de os enviar ao Fisco”, finaliza.
Neste ano a BP Investimentos também apoia que Pessoas Físicas e Jurídicas possam destinar parte do seu Imposto de Renda devido a projetos do Martagão Gesteira. Além de um ato solidário, fazer essa destinação do IR é uma forma de exercer sua cidadania, escolhendo como o imposto será usado. E investir no Martagão Gesteira, o maior hospital exclusivamente pediátrico do Norte e Nordeste, referência no atendimento às mais diversas especialidades pediátricas de forma gratuita é sempre a melhor escolha. Confira o passo a passo através do link.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.