Dr. Victor Paschoalin. Foto: Reprodução.

A BP promove uma campanha de conscientização neste novembro azul, mês de prevenção do câncer de próstata, unindo saúde e investimentos. A cada ano, mais de 65 mil homens desenvolvem o tumor no Brasil. As estimativas são do Instituto Nacional de Câncer (Inca) com base em indicadores nacionais de saúde.

Em entrevista, o urologista Dr. Victor Paschoalin, cliente da BP Investimentos, afirma que é preciso ficar atento à idade. “Se você tem um pai, avô ou irmão mais velho com câncer de próstata, o indivíduo deve procurar o urologista aos 40 anos de idade, se você não tem nenhum caso na família, a recomendação da procura é aos 45 anos de idade”, explica. 

Os dois exames básicos para avaliar a saúde da próstata são a dosagem do PSA e o toque retal. “O PSA, é o antígeno prostático específico, uma substância produzida pela próstata, onde nós vamos saber o resultado através da coleta de sangue, o PSA é uma substância que não está presente só no câncer de próstata, mas também em uma inflamação e no crescimento da próstata. Temos também o toque retal, mas é a biópsia da próstata que vai determinar se o paciente tem câncer”, afirma. 

Ricardo Ribeiro, CEO e Sócio-fundador da BP Investimentos, explicou sobre o envolvimento do escritório na campanha novembro azul. “Precisamos colaborar na conscientização não só dos nossos clientes, mas de todo o público. Dr. Victor Paschoalin é um grande urologista, responsável pela Clínica Senhor do Bonfim e é cliente da BP, é uma honra contar com a ajuda dele para esse trabalho de conscientização. O público masculino precisa se preocupar mais com a própria saúde, o preconceito ou a falta de interesse podem ser fatais, pois sabemos que infelizmente o número de homens que descobrem os casos de câncer de próstata avançado é alto, quanto mais rápido for o diagnóstico, maiores serão as chances de cura, cuidar da saúde é o maior investimento, o que cabe a nossa área é conscientizar também sobre a reserva de emergência, essencial para um possível diagnóstico e tratamento”, finaliza.