O Expert XP 2022, considerado o maior festival de investimentos do mundo, que aconteceu em São Paulo na última semana, teve palestras com grandes mulheres, entre elas a maior tenista do mundo e investidora Serena Williams, e teve como espectadoras, Rafaela Pamponet, coordenadora operacional, Thais Andrade e Aline Barreto, ambas assessoras de investimentos da BP SVN.
Em uma de suas falas, Serena Williams revelou que apenas 2% do dinheiro de venture capital (VC) era destinado a empresas detidas por mulheres e que a única forma de mudar essa estatística seria ter mais mulheres como ela investindo. O protagonismo feminino no mercado financeiro também foi tema do stand da BP SVN Investimentos que fez parte da vasta programação do evento.
Em entrevista, Diana Gomes, sócia, head de seguros e assessora da BP SVN Investimentos, ressaltou dados referentes às mulheres investidoras do Brasil. “A participação das mulheres na Bolsa de valores brasileira atualmente representa 23,87% (1.237.762) do total de 5.186.236 investidores. Dados da B3 mostram que a maior concentração de investimentos feitos por mulheres está nas regiões sudeste, sul e centro-oeste; com exceção dos estados da Bahia e do Ceará que contam com grandes números de investidoras”, destaca.
Diana Gomes é uma das primeiras mulheres do Nordeste a conseguir as certificações mais avançadas como especialista em investimentos e também já foi eleita a melhor assessora de investimentos da região no Brazil Advisor Awards. Ao revisitar sua trajetória, ela enfatiza que o caminho para a entrada de mais mulheres no mercado é a educação financeira. “Precisamos quebrar as barreiras do preconceito, infelizmente ainda há uma visão machista na sociedade de que os investimentos estão mais voltados para os homens, mas já estamos conseguindo mudar esse cenário”, relata.
Aline Wolfovitch, especialista em seguros, ressalta que na BP SVN Investimentos, há muitas mulheres em cargos de liderança, e todas elas são peças fundamentais nos projetos de educação financeira. “Nossos trabalhos incluem palestras que acontecem nas mais variadas regiões do Brasil onde temos escritórios. O número de clientes mulheres também só cresce, sendo assim, já é possível ver no nosso país um horizonte onde o ambiente é mais igualitário”, conta.
Larissa Lomanto, head de marketing de produtos da BP SVN Investimentos, destacou as ações que o grupo tem feito em prol das mulheres. “Mais que tornar as mulheres investidoras, precisamos inseri-las cada vez mais no rol de conhecimento dos grandes produtos financeiros. Essas atividades têm acontecido ao longo do ano, recentemente, por exemplo, tivemos um evento capitaneado por uma mulher que palestrou sobre ferramentas de sucessão e proteção patrimonial, e assim seguimos fazendo uma comunicação direta de mulher para mulher”, finaliza.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.