Na última quarta-feira (06), aconteceu a premiação da 14ª edição do Prêmio FIEB Indústria Baiana Sustentável. Promovida pela Federação das Indústria do Estado da Bahia (FIEB), a agremiação elege as iniciativas que contribuem para a melhoria do desempenho socioambiental. A cerimônia aconteceu na sede da entidade, no Stiep, em Salvador. Na ocasião, a Bracell Bahia conquistou o 1º lugar na categoria “Práticas de Gestão Sustentável e Responsabilidade Socioambiental”, com o projeto Polinizadores. Intitulado de “Da criação de abelhas ao empoderamento de negócios quilombolas”, o projeto desenvolvido pela empresa, se destacou por beneficiar 1.500 pessoas entre os anos de 2021 até o primeiro semestre de 2023.
Segundo Fábio Góis Barbosa, gerente de Relações Institucionais e Responsabilidade Social da empresa na Bahia, o projeto ajudou na geração de renda. Além disso, a iniciativa contribuiu a construir dois núcleos de produção de abelhas e de cera. Foram também distribuídas mais de 1.000 abelhas rainhas africanas, 23 colmeias e 10 mil mudas de eucalipto Torelliana, que tem uma floração em menor tempo. “Consciente de seu papel, a Bracell contribui para o desenvolvimento da apicultura na Bahia e em São Paulo, promovendo o uso múltiplo dos plantios de eucalipto. Para isso, realizou o georreferenciamento de 82 apiários em suas áreas de preservação nativa, ajudando os apicultores locais”, afirma.
A Bracell também promove treinamentos para os apicultores, aumentando a qualificação e produtividade. Desse modo, em 2022, o projeto Polinizadores envolveu 114 produtores em municípios baianos. Assim, contribuindo para gerar uma renda total de R$ 1.061.960,00 para os apicultores parceiros. “Por meio dessa iniciativa, a Bracell vem ajudando a dinamizar a atividade apícola em sua área de influência, por meio de formação e assessoria técnica aos produtores, o que resulta em uma melhor diversificação da produção de mel e derivados na região”, ressalta Barbosa. Por fim, Milena Oliveira, especialista em Responsabilidade Social da Bracell, diz que com o nova etapa da iniciativa, vão incentivar uma maior inserção das mulheres na atividade da meliponicultura. Mediante a formação técnica e doação de cixas de abelha sem ferrão.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.