Contagem simbólica do turista – Rio de Janeiro. Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

O Brasil atingiu nesta sexta-feira (19) a marca recorde de 9 milhões de turistas internacionais em 2025, segundo dados da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur). O volume representa um crescimento de 40% em relação ao recorde anterior, de 6,77 milhões de visitantes estrangeiros, registrado em 2024.

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, destacou que o avanço do turismo tem impacto direto na geração de emprego e renda. “Os hotéis, os restaurantes, os quiosques geram emprego. O turismo pode ser uma grande solução para a economia. Todos os estados cresceram”, afirmou.

De acordo com Freixo, um dos principais fatores para o aumento do fluxo internacional foi a ampliação da malha aérea brasileira, que cresceu 16% em 2025. Ele também citou a recuperação do Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro, como estratégica para a retomada do turismo internacional no país.

Outro elemento apontado foi a criação de um centro de inteligência da Embratur, voltado à análise do comportamento dos visitantes estrangeiros. Segundo Freixo, os dados permitem compreender os perfis de consumo por nacionalidade, como turismo de sol e praia, cultural, gastronômico ou afro-turismo, ampliando a oferta de destinos além do litoral.

A contagem simbólica do turista número 9 milhões foi realizada na orla de Copacabana, no Rio de Janeiro, ao som da Escola de Samba Mangueira. No estado, ações de promoção turística como o projeto #tônoRio contribuíram para o desempenho: até novembro de 2025, o Rio recebeu cerca de 1,97 milhão de turistas internacionais, alta de 45,9% em relação ao ano anterior.

Turismo em Salvador. Foto: Jefferson Peixoto

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: ThreadsGoogle NotíciasTwitterFacebook,  InstagramLinkedIn e Spotify