Segundo uma pesquisa semestral feita pela norte-americana Gran Thornton, o Brasil caiu da 10ª para a 13ª posição no ranking de otimismo global de empresários. No entanto, a média de empresários otimistas registrada em 2021 foi de 64%, a maior desde 2012. No começo da pandemia, esse número era pouco maior de 50%. O estudo contou com a participação de mais de 4.500 empresários em 24 países.
“As empresas fizeram uma lição de casa muito bem feita durante a pandemia. Mudaram a estrutura de custos, aumentaram tecnologia, renegociação de dívidas, na maioria das vezes trocando por uma dívida mais barata. Considerando tudo isso, manter as atividades mesmo que com crescimento menor, mantém o otimismo em alta”, afirmou Daniel Maranhão, CEO da Grant Thornton Brasil.
Os primeiros países no ranking de otimismo empresarial da Gran Thornton são Irlanda, China, e, dividindo o pódio em terceiro lugar, Estados Unidos, Filipinas e Vietnã – todos com mais de 80% de otimismo para a retomada da economia em 2022. As informações são da CNN.