O Brasil deve imunizar 70% da população com as duas doses da vacina contra a Covid-19 até dezembro, caso as previsões de entrega estipuladas em contratos sejam cumpridas. De acordo com especialistas, este indicador representa a taxa para que as os imunizantes possam controlar a transmissão do vírus. Ressalta-se que as vacinas são um fármaco coletivo, isto é, só quando um grande espectro da população está imunizado, é que a transmissão do vírus é controlada.
Ainda conforme relatado por especialista, há uma baixa adesão à 2ª dose, o que pode prejudicar a meta traçada. O Brasil precisa vacinar completamente cerca de 147 milhões de pessoas para alcançar a cobertura estipulada. Fato positivo é que estão previstas para chegar no país até o fim do ano 41 milhões de doses da Janssen, vacina de dose única. Ao todo, o Brasil deve aplicar 253 milhões de doses para imunizar 70% da população. Até o momento, já foram aplicadas 115,7 milhões.
O Ministério da Saúde garante a entrega dos imunizantes conforme previsto em contrato, por isso, estima-se que o volume médio de 1 milhão de doses aplicadas por dia irá se manter. Desta forma, será possível alcançar a marca dos 70% imunizados até o final do ano.