O Banco Mundial avaliou o estágio de transformação digital do serviço público em 198 países, classificando o Brasil como o segundo mais avançado do mundo. O destaque também foi o maior avanço registrado entre as nações em relação ao ranking de 2021, quando o país subiu cinco posições. O estudo detalhou que a plataforma nacional Gov.br já conta com 140 milhões de usuários, cerca de 80% da população adulta.
“Essa ascensão se dá pela execução natural de um plano que começou em 2019. Um planejamento, utilizando as melhores práticas internacionais, para prestar serviços públicos cada vez mais fáceis e centrados no cidadão”, explica o Secretário de Governo Digital do Ministério da Economia, Fernando Coelho. Com apenas uma senha, o cidadão tem acesso a milhares de informações e serviços de forte impacto econômico-social como carteira digital de trabalho, CNH digital e acesso a sistemas como o ENEM, SISU e FIES.
Além da agilização de tempo, a digitalização dos serviços gera uma economia total calculada em R$4,6 bilhões, eliminando custos como transporte, impressão e envio de documentos, assim como o atendimento necessário para cada serviço. Outro benefício é a segurança e proteção de dados, já que a plataforma Gov.br tem os mesmos critérios de sigilo fiscal de dados que o imposto de renda e outros serviços da Receita Federal.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.