Procedimento estético em jovens. Foto: Reprodução.

O Brasil é o país que mais realiza cirurgias plásticas no mundo. De acordo com levantamento divulgado pela Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS). No ano de 2019, o país representou 13,1% do total de procedimentos, com aproximadamente 1.5 milhões de cirurgias ao ano. Além disso, os adolescentes brasileiros são os que mais se submetem a cirurgias plásticas no mundo. 

De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), dos quase 1,5 milhão de procedimentos estéticos feitos em 2016, 97 mil (6,6%) foram realizados em pessoas com até 18 anos de idade. Já no Censo 2018, os números se mantiveram iguais ao Censo 2016: 1,8% até 12 anos e 4,8% de 13 a 18 anos sendo 6,6% no total. Entre as justificativas para o quadro está a insatisfação com a própria estética.

Segundo especialistas, atualmente os jovens estão com maior propensão a insatisfação com a própria aparência, principalmente por conta das redes sociais. Qualquer pessoa pode fazer cirurgia plástica desde que tenha no mínimo 18 anos, quando os músculos e ossos da face já estão bem definidos ou tiver a autorização dos pais.

Procedimento estético. Foto: Sam Moghadam Khamseh/Unsplash.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.