ÍTALO MATOS. FOTO: REPRODUÇÃO

É com a força do clipe Diaba, da cantora trans Urias, que o arquiteto especializado em direção de arte e cenografia Ítalo Matos concorre ao prêmio de melhor Diretor de Arte no Berlin Music Video Awards (BMVA), festival internacional que coloca em destaque os cineastas e a arte por trás dos videoclipes.

Ítalo é o único diretor de arte da América Latina concorrendo na categoria, que tem indicados diretores de vídeos de Dua Lipa e The Chemical Brothers. Em 2019, ele recebeu o prêmio de melhor direção de arte do ano pelo clipe Diaba no Music Video Festival Awards de São Paulo

A produção fala sobre a violência às mulheres transexuais que, na visão de Urias, são vistas pela sociedade como “o mal”. No vídeo, ela decide se apropriar dessa característica.

“O clipe se divide, dentro de uma estética paulistana, entre o lúdico e a realidade. Em um beco, surgem as mulheres trans e em um bar típico da cidade, Urias comanda os homens com seu poder”, explica o arquiteto.

Ítalo também celebra o reconhecimento: “Qualquer reconhecimento pelo meu trabalho é muito legal e fico muito feliz, mas faz ainda mais sentido quando a temática do projeto envolve uma relevância artística inclusiva e quando podemos destacar questões como a diversidade, por exemplo”, ressalta o diretor.