Bruna Silva. Foto: Ayala Aoli

No dia 13 de janeiro, a poeta, cantora e mobilizadora cultural, Bruna Silva, vai realizar o lançamento do seu primeiro livro autoral de poesias “Èsù Walê – O Caminho de Volta”, na Casa do Benin, em Salvador. A obra traz escritos encruzilhados nas ruas da periferia, para falar de afeto, força e da ancestralidade que a afirma e a faz (re)existir, palavras aquilombadas que vão alimentar o mundo.

As poesias em denúncia de Bruna demonstram os caminhos que a escritora e o povo preto já não desejam percorrer, mas que também nos apresentam os caminhos desejosos que a vida pode vir a ser. “As minhas poesias nascem e se fundamentam nas encruzilhadas, das ocupações do meu corpo, nas batalhas de slam, das pessoas que estão no meu entorno. Por isso, elas ganham às ruas, pois esse é o tempo-espaço delas. As escritas surgem a partir dos caminhos que sou e ocupo”, conta a poeta.

A publicação reforça que é possível falar sobre o que se acredita, que a partir da arte e poesia é possível encontrar e aproximar pessoas. “Por isso, lanço este livro, em que através das poesias e poemas descrevo o caminho que refaço para encontrar o sagrado, de dizer a Exu que estou aqui. Nele escrevo sobre o colo de um pai que nunca tive, mas falo de um pai que apareceu quando tinha que vir. Èsù Walê é uma forma de dizer a mim mesmo que eu não me perca, pois tenho quem me ampare”, afirma Bruna.

Dividido em quatro capítulo com 26 poemas no total, o livro é um megafone para falar sobre as várias faces e demandas que as pessoas pretas e de periferia lidam durante a vida. “Ele também é um levante psíquico e poético, para dizer que nós estamos vivos, fazendo arte, transformando os nossos. É através dele que escancaro as facetas do racismo e aqui exacerbo o que cotidianamente enfrentam os no campo literário”, acrescenta.

A obra conta com ilustrações assinadas pelo artista Lee 27. A capa exusíaca foi desenhada por Maria Clara Duarte. O projeto gráfico do livro é de Duda Rievrs e a revisão é do poeta-performer Alex Simões. Já o prefácio é escrito pela jornalista e comunicadora social Vânia Dias. A direção e coordenação do projeto são de Igor Tiago e de Herley Nunes, respectivamente.

Bruna Silva. Foto: Ayala Aoli
Livro “Èsù Walê – O Caminho de Volta”, por Bruna Silva. Foto: Ayala Aoli

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: ThreadsGoogle NotíciasTwitterFacebook,  InstagramLinkedIn e Spotify