O prefeito de Salvador, Bruno Reis, disse, nesta sexta-feira (27), que a expectativa é vacinar toda a população adulta da cidade até o final de agosto. Para isso, o gestor enfatizou que será necessário o cumprimento do envio das remessas por parte do Ministério da Saúde. De acordo com dados da Secretaria Municipal da Saúde, Salvador tem 68% do público-alvo (18 anos ou mais) vacinado com ao menos a primeira dose, e 31% com o ciclo de imunização completo.
“Se o governo federal confirmar o cronograma de vacinas que foi apresentado na última reunião, a nossa expectativa é de que, até o final de agosto, possamos vacinar toda a população adulta da cidade a partir de 18 anos”, disse o prefeito. O Ministério da Saúde informou na última segunda-feira (26) que enviará 10,2 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 aos estados, após ser cobrado por prefeitos e governadores para acelerar a distribuição dos imunizantes. Hoje, pelo menos nove capitais, incluindo Salvador, suspenderam a aplicação da primeira dose por falta de vacinas.
Bruno Reis disse ainda que, caso a previsão se confirme, será possível imunizar toda a população com a segunda dose antes do carnaval, possibilitando assim a realização da festa no ano que vem. “Como ainda estamos em julho, chegando em agosto, se os números continuarem caindo, assim que eu chegar a 100% de imunização da população do público alvo com a primeira dose e tiver a garantia da aplicação da segunda dose ainda este ano, com a margem de segurança para a realização do carnaval, eu irei fazer os devidos anúncios”, disse Reis.