Bruno Reis e líderes do Ilê Axé Opô Afonjá. Foto: Divulgação.
Bruno Reis e líderes do Ilê Axé Opô Afonjá. Foto: Divulgação.

A estátua de Mãe Stella de Oxóssi foi reinaugurada pela Prefeitura de Salvador, em uma cerimônia realizada na manhã desta quinta-feira (10), com a presença do prefeito Bruno Reis. A peça, que foi alvo de um incêndio em dezembro de 2022, fica situada na avenida que leva o nome da ialorixá, na ligação entre Avenida Paralela e Stella Maris. Mãe Stella (1925-2018) foi uma das líderes espirituais do candomblé de maior importância na Bahia e no país. 

A solenidade também contou com a presença da ialorixá Mãe Ana de Xangô, atual liderança do Ilê Axé Opô Afonjá, situado no São Gonçalo do Retiro, assim como representantes do terreiro, do afoxé Filhas de Gandhy e gestores municipais. Ainda esteve presente Fernando Guerreiro, presidente da Fundação Gregório de Mattos, órgão responsável por encomendar a obra artística. 

“É muito importante que a população preserve este monumento, que não é da Prefeitura, é da cidade. Todas as pessoas, religiosas ou não, devem cuidar. Trata-se de um monumento cultural acima de tudo. Mãe Stella é uma personalidade que extrapola a religiosidade. Ela era uma intelectual que está sendo homenageada pela Festa Literária Internacional do Pelourinho (Flipelô), além de ser imortal da Academia de Letras da Bahia”, destacou Guerreiro.

Com dois metros de altura, a estátua de Mãe Stella de Oxóssi é uma das últimas peças produzidas pelo artista plástico Tatti Moreno. Ela foi produzida em resina de poliéster, fibra de vidro com propriedades antichamas, acabamento em poliéster e pintura em poliuretano.

Estatua Mãe Stella de Oxóssi. Foto: Divulgação.
Estátua de Mãe Stella de Oxóssi. Foto: Divulgação.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.