O superintendente do IPHAN na Bahia, Bruno Tavares, conversou com a equipe do Anota Bahia, acerca do incêndio que atingiu o Teatro Castro Alves (TCA), em Salvador, na tarde desta quarta-feira (25). A fumaça estava concentrada no teto do edifício e não houve registro de feridos.
De acordo com Tavares, ainda não há informações sobre as causas, o que será apurado pelas instâncias competentes. “Tratando-se de bem tombado (TCA) e existindo danos ao bem, caso se confirme negligência ou fator similar, o responsável poderá, após devida apuração, sofrer as sanções previstas em lei nas esferas administrativa, civil e penal”, declara.
Este não é o primeiro incêndio que atinge o teatro. Em 1958, dias antes da inauguração, o edifício foi destruído por um fogo de origens desconhecidas. Por conta disso, o prédio passou por uma reconstrução que durou cerca de nove anos, sendo oficialmente inaugurado em 4 de março de 1967.
O TCA pertence ao Governo da Bahia, que gerencia também o complexo, composto pela Sala Principal, Sala do Coro, Concha Acústica, Foyer, Centro Técnico, Vão Livre, Jardim Suspenso e Café Teatro.
Assista aos vídeos do incêndio:
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.