Uma notícia muito triste nos comoveu essa semana. Faleceu em Salvador, Buba Weckerle, que foi um dos maiores empresários do país. Vindo de uma família de origem alemã, mais precisamente de Stuttgart, ele teve seu nome, Wolfgang Weckerle, complicado de pronunciar, logo transformado pelos amigos baianos em Buba Weckerle.
Buba fez sucesso no comando – ao lado dos irmãos – das Óticas Ernesto, que por muito tempo foi líder de vendas no segmento na Bahia. Além disso, com ótima visão de marketing, transformou a marca em uma verdadeira campeã de prêmios publicitários com as campanhas que tinha a ideia de fazer, e a agência DM9, de Duda Mendonça, executava. “Ernesto meu rapaz”, foi o case de maior sucesso, e mesmo lançada em 1981, até hoje é lembrada. Isso sem falar da música “We are the world of Carnaval”, eleita como a melhor dos últimos 30 anos do Carnaval, composta por Nizan Guanaes, justamente a pedido de Buba, para uma campanha institucional das Óticas Ernesto em prol das Obras de Irmã Dulce, em 1988.
Buba teve dois filhos, Ingrid e Marcelo, com sua esposa, a empresária de moda Regina Weckerle, da multimarcas Paradoxus – juntos eles formaram um dos casais mais queridos, noticiados e admirados da Bahia. Buba, inclusive, foi quem deu a ideia do nome da loja “Paradoxus”, ao dizer a sua esposa que era um paradoxo ela querer atuar com moda, quando sua família fazia sucesso no ramo ótico.
E em todos os anos, desde que ela foi se dedicar ao negócio, ele manteve o hábito de ir buscá-la nos fins de tarde, para irem juntos para casa. Aliás, JUNTOS, foi a palavra que sempre esteve presente na vida casal. Eles nunca foram vistos separadamente. Histórias não faltam para discorrermos dessa trajetória de sucesso, educação, gentileza e amor, claro. Dissemos a eles uma vez, lá em 2014: “Vocês são nossa referência de amor, de casamento e de vida a dois”. E isso não vai passar.