O Butantan anunciou, nesta quarta-feira (16), a abertura do pré-cadastro para voluntários que desejem participar dos testes clínicos da vacina que será desenvolvida pelo Instituto, a ButanVac. O presidente da instituição, Dimas Covas, informou que a escolha dos voluntários será feita pelos centros que conduzirão as pesquisas. “Esse é um pré-cadastro. Os voluntários são selecionados pelos centros que realizarão os estudos. O Butantan faz esse pré-cadastro no sentido de encaminhar às pessoas interessadas as informações de forma detalhada”, explicou.
A primeira fase do estudo clínico vai avaliar a segurança do imunizante em 418 voluntários com a aplicação de duas doses em um intervalo de 28 dias. A princípio, quem conduzirá a pesquisa será a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e a Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. O cadastro será realizado através do site oficial do instituto, e para ser voluntário basta ter mais de 18 anos.
O Butanta já possui 8 milhões de doses estocadas da ButanVac. A expectativa é de que até outubro o Instituto consiga fornecer 40 milhões de doses prontas para serem aplicadas na população, mas, para isso, os testes precisam apresentar boas respostas.