O Instituto Butantan deve receber no próximo sábado (26) um novo carregamento de 6 mil litros do insumo farmacêutico ativo (IFA), o que seria suficiente para a produção de aproximadamente 10 milhões de doses da CoronaVac. A última remessa do ingrediente chegou no dia 25 de maio, com 3 mil litros. O Butantan afirmou que o processo completo para a produção da vacina leva cerca de 20 dias.
“A autorização já foi emitida pelo governo da China. O embarque já está preparado. Estamos aguardando apenas a autorização para que o voo fretado, que est em Bruxelas, na Bélgica, possa seguir até Pequim para o embarque de 6 mil litros do IFA e chegada no Aeroporto Viracopos no próximo sábado”, disse o governador do estado de São Paulo João Dória.
A expectativa do Instituto Butantan é de entregar 100 milhões de doses da CoronaVac ao Ministério da Saúde até agosto, mantendo, desta forma, o cumprimento do contrato estabelecido com a pasta. Já foram entregues pelo Instituto 52 milhões de doses do imunizante ao Programa Nacional de Imunização (PNI).