O Instituto Butantan recebeu na noite do último domingo (1º) uma nova remessa com 02 mil litros do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA). A quantidade é suficiente para a produção de aproximadamente 04 milhões de doses da CoronaVac. A expectativa é de que os imunizantes sejam fornecidos ao Ministério da Saúde, através do Programa Nacional de Imunização (PNI), entre 15 e 20 dias após o início da produção.
O avião com o lote veio da China e pousou no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. Até o momento, o Ministério da Saúde já distribuiu mais de 69 milhões de doses do imunizante produzido pelo Butantan no Brasil. Ressalta-se que o instituto tem contrato firmado com o governo federal para o fornecimento de 100 milhões de doses, que devem ser entregues ainda no mês de agosto.
Na última sexta-feira (30), o Butantan solicitou à Anvisa a autorização para incluir crianças e adolescentes, de 3 a 17 anos, entre as faixas etárias aptas a receberem a CoronaVac. De acordo com o instituto, a Sinovac, farmacêutica chinesa responsável pelo desenvolvimento da vacina, já tem estudos com este público. A Anvisa está analisando o pedido.