Na última sexta-feira (23), o Instituto Butantan informou que vai encerrar o desenvolvimento da vacina contra a covid-19, após os resultados dos estudos – que estavam na Fase II – ficarem abaixo do desempenho esperado e atrás de outros imunizantes já utilizados no país. O imunizante NDV-HXP-S, como era conhecido internacionalmente, estava sendo desenvolvido em parceria com o Instituto de Vacinas e Biologia Médica do Vietnã e com a Organização Farmacêutica Governamental da Tailândia.
“De acordo com a pesquisa, a Butanvac dobrou a quantidade de anticorpos contra a doença após 28 dias de sua aplicação, quando a meta esperada era que induzisse uma produção de anticorpos quatro vezes maior, número atingido por vacina já disponível à população”, disse o Butantan em nota oficial. O epidemiologista e diretor do instituto, Esper Kallás, ressalta que o ensaio clínico cumpriu o seu papel, visto que a entidade tem respeito absoluto pelo processo e resultados científicos. “Nesse caso, o desfecho não demonstrou a imunogenicidade esperada”, declarou.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify