Carros BYD fabricados na Bahia
Carros BYD fabricados na Bahia. Foto: Luís Guimarães.

Em um momento histórico para a indústria automobilística nacional, a BYD apresentou, nesta terça-feira (1º), ao público o primeiro Dolphin Mini totalmente produzido no Brasil. O modelo, considerado o carro elétrico mais vendido do país, simboliza uma revolução tecnológica e inaugura uma nova era de mobilidade acessível, inovadora e moderna. O lançamento aconteceu na nova fábrica da empresa em Camaçari, na Bahia, um complexo industrial de ponta que representa o compromisso da marca com o futuro sustentável.

Pela primeira vez, os portões da fábrica baiana se abriram para mostrar ao público o processo de produção do novo veículo, que ganha vida em um ambiente de alta tecnologia. Desde sua estreia global, o BYD Dolphin Mini já ultrapassou 1 milhão de unidades produzidas e foi eleito o Carro Urbano do Ano de 2025 pelo World Car Awards. No Brasil, o modelo também é um sucesso de vendas, com mais de 34 mil unidades comercializadas.

“A BYD é uma empresa feita por engenheiros e uma das que mais investem em pesquisa e desenvolvimento no mundo. Toda essa tecnologia agora está presente na nossa fábrica brasileira. Levamos apenas 15 meses entre iniciar as obras e entregar o primeiro veículo em caráter experimental”, afirmou Stella Li, Vice-Presidente Executiva Global e CEO da BYD Américas e Europa. Ela destacou ainda a escolha da Bahia como sede da fábrica: “Acreditamos no potencial transformador da região e na força de seu povo.”

Além do Dolphin Mini, a BYD também apresentou hoje o Song Pro, seu primeiro super híbrido fabricado no Brasil. A produção dos três primeiros modelos nacionais — BYD Dolphin Mini, Song Pro (GL/GS) e King (GL/GS) — terá início nas próximas semanas, consolidando a presença da empresa no mercado brasileiro e latino-americano com foco na mobilidade sustentável.

BYD Dolphin Mini. Foto Marketing/BYD
BYD Song Pro. Foto: Thuane Maria/GOVBA

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: ThreadsGoogle NotíciasTwitterFacebook,  InstagramLinkedIn e Spotify