Fábrica BYD Bahia. Foto: Iracema Chequer

A BYD inaugurou oficialmente, nesta quinta-feira (9), seu complexo industrial em Camaçari, na Bahia — o maior polo de produção de veículos elétricos e híbridos da América Latina e a principal instalação da empresa fora da Ásia. O evento contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do fundador e CEO global da marca, Wang Chuanfu, e de autoridades nacionais, estaduais e municipais.

Com 4,6 milhões de m² e 156 mil m² de área construída, a planta começou a operar a primeira de suas 26 instalações. Os primeiros carros produzidos já estão sendo distribuídos para concessionárias em todo o Brasil. Em sua fase inicial, a unidade tem capacidade para 150 mil veículos por ano, podendo chegar a 300 mil — e agora, com novo investimento anunciado por Chuanfu, a meta é dobrar esse número para 600 mil unidades anuais até 2030.

Durante a cerimônia, a BYD apresentou o Song Pro Edição Especial COP30, primeiro carro super-híbrido plug-in flex fuel do mundo, desenvolvido em parceria entre engenheiros chineses e brasileiros. O modelo, que também é o 14º milhão de veículo produzido globalmente pela marca, combina a tecnologia elétrica DM-i (Dual Mode Intelligent) com um motor 1.5 flex, capaz de operar com qualquer proporção de etanol e gasolina. O sistema prioriza a tração elétrica, utilizando o motor a combustão apenas como gerador de energia, o que garante eficiência e menor impacto ambiental.

A versão especial do Song Pro, limitada a 30 unidades, será doada à COP30, em homenagem ao encontro climático global. Segundo o presidente da BYD Brasil, Tyler Li, o projeto simboliza o protagonismo do país na transição energética: “Incorporar o etanol à nossa tecnologia híbrida é um avanço histórico. É o Brasil mostrando ao mundo que sustentabilidade e inovação podem caminhar juntas”.

Atualmente, mais de 1,5 mil trabalhadores já atuam no complexo baiano, número que deve ultrapassar 2 mil nas próximas semanas, com potencial de gerar até 20 mil empregos diretos e indiretos. A fábrica reúne processos de última geração, com linhas automatizadas e conectadas, e passará a fabricar integralmente os principais modelos da marca até 2026, quando serão incorporadas as etapas de estamparia, soldagem e pintura. Líder mundial em veículos eletrificados, a BYD já responde por 76% das vendas de elétricos no país e 27% dos híbridos. Com mais de 200 concessionárias em operação e a meta de chegar a 250 até o fim do ano.

Fábrica BYD Bahia. Foto: Divulgação

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: ThreadsGoogle NotíciasTwitterFacebook,  InstagramLinkedIn e Spotify