A gigante chinesa BYD, maior fabricante de carros elétricos do mundo, manterá o projeto de assumir uma fábrica na Bahia. De acordo com fontes que acompanharam a reunião entre os executivos do grupo e o presidente Lula (PT), a empresa decidiu que vai operar no estado mesmo que não haja um acordo com a montadora norte-americana Ford, que possui uma fábrica antiga na região. As informações são da agência Reuters.
Na última quinta-feira (13), durante sua viagem à China, Lula esteve em reunião com empresários, em Xangai. Segundo fontes internas da reunião, uma tentativa de acordo ainda será realizada com a Ford, envolvendo a criação de um grupo de trabalho entre as duas empresas, o governo da Bahia e o governo federal para a resolução do impasse.
Ainda na reunião, foi sugerida a possibilidade da BYD construir uma fábrica do zero, utilizando um terreno do governo da Bahia, ao invés de operar nas instalações antigas da Ford, em Camaçari, que demandaria adaptações. A ideia não teria desagradado os chineses, já que são acostumados a construir fábricas e outros empreendimentos em tempo recorde.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.