
Na última quarta-feira (25), Cachoeira deu início às celebrações da Independência do Brasil na Bahia, marcada pela transferência simbólica da capital do estado para o município. A data representa o início das batalhas dos brasileiros contra o domínio português, no Recôncavo baiano, em 1822, que culminaram na consolidação da libertação, em Salvador, no dia 2 de julho de 1823.
Ainda em clima junino, foram realizadas celebrações cívicas e religiosas, além de apresentações musicais. “A comemoração da nossa Data Magna encerra as festividades do São João, que tiveram o apoio do Governo do Estado, por meio da Setur-BA. Recebemos milhares de turistas, que injetaram mais de 30 milhões na economia do município, mostrando a grande relevância da festa”, afirmou a prefeita Eliana Gonzaga.
“A Bahia celebra aqui em Cachoeira, o início da nossa luta contra o colonialismo português, e os turistas que nos visitam no período junino têm a oportunidade também de aprender como a independência foi consolidada, com o papel decisivo do povo baiano”, ressaltou o titular da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), Maurício Bacelar.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify