Festa da Boa Morte. Foto: Jomar Lima

A partir desta terça-feira (13), o município de Cachoeira, no Recôncavo Baiano, vai receber mais uma edição da Festa da Boa Morte que se estenderá até este sábado (17). Com mais de dois séculos de existência, a manifestação cultural celebra a liberdade do povo negro, a resistência da mulher negra, a religiosidade e a cultura afro-brasileira. A festa é promovida pela Irmandade de Nossa Senhora da Boa Morte de Cachoeira, composta por mulheres negras descendentes de escravizados.

O primeiro dia será dedicado às falecidas, com as irmãs vestidas de branco saindo em procissão, carregando uma imagem em um andor em direção à Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário. Já nesta quarta-feira (14), as irmãs realizarão uma procissão noturna junto a imagem de Nossa Senhora da Boa Morte, partindo da sede da Irmandade, carregando velas e entoando cânticos que fazem menção à dormição de Nossa Senhora.

O dia 15 de agosto é dedicado a Nossa Senhora da Glória, com as irmãs levando flores e carregando o andor de Nossa Senhora da Glória até a Igreja Matriz, onde é celebrada uma missa e ocorre a transferência dos cargos, com a posse da nova comissão de festa. Por fim, no dia 17, acontecerá um tradicional caruru e samba e de roda. A festa conta com do Governo do Estado, através da Secult-BA, Ipac, Setur-BA e Sepromi.

Festa da Boa Morte. Foto: Fernando Barbosa/Ascom Ipac

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: ThreadsGoogle NotíciasTwitterFacebookInstagramLinkedIn e Spotify