João Gilberto, Caetano Veloso e Gal Costa. Foto: Reprodução.

Os cantores brasileiros Caetano Veloso, Gal Costa e João Gilberto estão na lista dos 200 maiores cantores (as) da história divulgada pela revista Rolling Stone. Dentre as personalidades do ranking estão Aretha Franklin, na primeira posição, Whitney Houston, Ray Charles, Mariah Carey e Beyoncé.

João Gilberto (1931-2019) está na 81ª posição e na avaliação da revista, feita pelo jornalista argentino Ernesto Lechner, ganha destaque por sua importância na divulgação da música latina para o mundo. “Um dos movimentos culturais mais poderosos a sair da América Latina, a bossa nova contou com os três arquitetos fundadores: Antônio Carlos Jobim foi o compositor, Vinicius de Moraes, o letrista, e João Gilberto, seu discreto cantor e violonista”, afirma.

Gal Costa (1945-2022) é a 90ª da lista e sua avaliação também é feita por Lechner. “Em 1971, Gal Costa gravou ‘Sua Estupidez‘, uma balada sentimental do cantor Roberto Carlos, e a transformou em uma declaração de partir o coração de beleza e arrependimento. Tal era o poder transformador de sua voz. Como uma luminosa rainha Midas, a diva baiana transformava em ouro tudo o que tocava: Tropicália de olhos arregalados, samba-rock sexy, exuberante carnaval frevo e bossa funkificada“, diz o argentino.

Caetano Veloso ocupa a 102ª posição e foi avaliado pelo escritor norte-americano Michaelangelo Matos. Segundo ele, brasileiro é “o principal cantor e compositor do Brasil, equivalente de Bob Dylan, um roqueiro revolucionário com inclinação literária. Caetano Veloso é um artista que é um mestre, sua voz aveludada e inteligência palpável dando um impulso mesmo – especialmente – quando ele está deitado e murmurando. Mas ele também é encantador quando acelera o ritmo e lança gritos e trinados emocionantes – e ele transmite tudo em inglês e também em português do Brasil”.

João Gilberto, Gal Costa e Caetano Veloso na Revista Manchete. Foto: Reprodução.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.