Congresso Nacional. Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil.

O Distrito Federal (DF) já está com tudo pronto para a posse de deputados e senadores nesta quarta-feira (1), quando também serão eleitas as Mesas Diretoras do Senado e da Câmara. Grades já foram instaladas na frente do Congresso Nacional e um esquema de segurança foi montado e revisado para evitar vandalismos e tentativas de invasão, como ocorrido nos atos antidemocráticos do dia 8 de janeiro. O mandato da Mesa Diretora é de dois anos.

Na Câmara, a posse está marcada para às 10h e às 16h30 vai acontecer a sessão para eleger a Mesa Diretora, que até agora não há candidatura oficialmente formalizada, que pode ser feita até uma hora antes da eleição. Entretanto, o PP já anunciou Arthur Lira como candidato à reeleição, assim como o PSOL informou que vai concorrer com Chico Alencar.

Já no Senado, a posse será às 15h, seguida pela eleição da Mesa para escolha do presidente e os demais cargos serão escolhidos em sessão na manhã da quinta-feira (2). Até o momento, apenas o senador Eduardo Girão (Podemos) oficializou candidatura. O atual presidente Rodrigo Pacheco (PSD) irá se candidatar e já conta com o apoio do PDT, PT, Rede e MDB. Além destes, também deve concorrer Rogério Marinho (PL), que conta com apoio do PP e do Republicanos.

Presidente do Senado Rodrigo Pacheco. Foto: Pablo Valadares.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.