A região da Câmara Municipal de Salvador, localizada na Praça Thomé de Souza, tem sido movimentada por um grupo de guardas fantasiados, acompanhados por um ator que anda por lá encarnando a própria figura histórica que dá nome à praça: Thomé de Souza. Militar e político português, ele foi o primeiro governador-geral do Brasil e, para instalar a sede do regimento, fundou a cidade de Salvador como a primeira capital do país.
Os personagens são atores que integram a organização Museu Vivo na Cidade, que idealizou a iniciativa com o objetivo de preservar a memória histórica do país. A ação do grupo veio a partir do convite feito pelo vereador Maurício Trindade, coordenador do projeto de revitalização do Centro Histórico.
A novidade está chamando a atenção de turistas, estudantes e passantes. Maria do Socorro, visitante do Ceará, fez questão de tirar fotos com os personagens. “Muito lindo isso, pensei que eles fossem bonecos, gostei muito. É muito importante para preservar a história da cidade”, disse.
Thomé de Souza e os guardas imperiais podem ser encontrados por soteropolitanos e turistas de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
Assista o vídeo:
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.